Por Lejionator
John Romero's Daikatana
Ae, rapeize! Peguei hj esse joguinho q já tinha ouvido falar a muito tempo, do criador do Doom e Quake, o rockstar John Romero!! Criado por ele após sair da iD Software, na sua ex-empresa Ion Storm, Romero e a mídia da época fizeram um baita d um marketing estrondoso sobre este jogo e todos sabemos q a crítica especializada e a comunidade gamer caíram d sarrafo nas costas do coitado do nosso mito!
Houveram problemas como a começar pelo atraso do lançamento(3 anos) por causa d Romero ter crescido o zóio da nova engina utilizada pelo quake2, e refez o jogo tudo dnovo da engine do q1 pra q2. E qnd lançou, tinha vários bugs, AI dos seus colegas do singleplayer(bots) era muito ruim e design dos mapas fraco e falta d evolução no segmento FPS, e blá, blá , blá...
Joguei um pouco hj, tanto o singleplayer qnt o multiplayer(offline, pq não achei servers ainda) e constatei algumas coisas(minha opinião d um gamer veterano no assunto)...
- Gráficos: O jogo é bonitinho, não é horrendo como todo mundo fica matracando por aí, principalmente as fases com neves e ambientes demoníacos. Quase tão bonito qnt foi q2 e achei mais bonito do q o Unreal, o antecessor do UT'99.
- Jogabilidade do Single-player: Ele é cheio das historinhas e enredos, como era o half-life também. Use a tecla ESC pra pular enredos cinematics. E vou t falar, apesar d não ter muita paciência pra singleplayer hj em dia como eu era antigamente, ele é BEM DIFÍCIL. Mas s´ojoguei a primeira fase e não posso comentar mais nada aqui...
- Multiplayer: É o q me interessava, e pelo q testei offline, é um joguinho bem gostoso d brincar, tem armas legais e bem criativas, mapas bem simples e interessantes(parece "action q2" e outras "Hexen2")e tem uma jogabilidade praticamente igual a do q2, pra quem curte o "estilo quake", nã otem do q reclamar. Roda liso em qualquer pc hj em dia e parece divertido(parece!! Não joguei com outras pessoas ainda!)
- Configuração: Isso é importante, ele é bem configurável e dá pra personalziar bem o aspecto dele, e não me aprofundei muito nisso ainda, mas tem bastante recursos
História/Desenvolvimento
Polêmica do anúncio oficial da época
Dia 5 de maio de 2010, John Romero deu uma entrevista para a Gamesauce Magazine, e durante vários assuntos, foi falado também sobre sua experiência com Daikatana e principalmente sobre o famigerado anúncio oficial, onde dizia que "Romero estaria prestes a fazer de vocês(os jogadores) a sua puta".
(O tal anúncio que deu tanta falatório e mimimí...)
"Sabe, nunca quis fazer você minha puta, não você, não eles, não qualquer outro, e principalmente, não meus fãs", admitiu ele. O tal anúncio não era pra ser gratuitamente ofensivo, mas sim retratar o estilo notório de xingamento de Romero durante uma partida de deathmatch.
"Até este anúncio, achei que tinha com os jogadores e com a comunidade de desenvolvimento de jogos, e este anúncio mudou tudo. Este estúpido anúncio. Lamento e me desculpo por isso." Continuou, "Sabe, quando o anúncio me foi apresentado, sabia que era arriscado, e não queria fazer isto. Não fazia sentido. Quero dizer, há toda uma cultura de palavrões nos games, principalmente nos jogos FPS, e eu era conhecido por isto."
Ele disse que os palavrões no anúncio ficou muito fora do contexto, como se a banda de rock "The Who" fossem pra tocar numa loja de músicas e começassem a destruir suas guitarras. E disse que desejava ter impedido o anúncio e tem se lamentado desde então. "Embora o jogo poderia ter sido melhor em vários níveis, este anúncio e o hype que o precedeu e continuou foi claramente uma falha de marketing e que foi seguido da minha falha em impedir isto. Mesmo que eu tivesse vindo com um brilhante jogo, não teria importado muito. O anúncio insultava quase todo mundo que o lia."
Fonte(Tom's Hardware) > http://www.tomshardware.com/news/Daikatana-John-Romero-id-software,10443.html
Enredo do jogo(Storyline)
Você controla Hiro Miyamoto, um instrutor de uma academia de artes marciais em um futurístico mundo cyberpunk, num distópico Japão(precisamente no ano 2455) onde é dominado por organizações poderosas, e a mais poderosa é de propriedade do cruel Kage Mishima.
Numa noite chuvosa, Hiro é visitado por um velho homem estranho chamado Toshiro Ebihara, que o convida pra dar uma volta pela cidade enquanto conta-lhe sua história.
Jogabilidade(Gameplay)
Daikatana é basicamente um jogo FPS(First Person Shooter, ou "Tiro em Primeira Pessoa"), mas com características que lembram jogo de RPG(Role-Playing Game) e outras características originais.
Sistema de Salvamento(Save System): Ao invés de utilizar o método de "salvar em qualquer lugar" através dos menus do jogo, igual a qualquer outro tipo de FPS, os designers tem implementado um sistema onde você deve achar as "Save Gems"(as pedras preciosas vermelhas, que você encontra por aí) pra você salvar seu progresso no modo single-player. Então você pode usá-las por uma oportunidade de salvar seu jogo em qualquer ponto do mapa.
Você pode carregar até 3 gemas no inventário, que podem ser. E vale lembrar que ainda há os "autosaves", que ocorrem sempre que você ultrapassa os limites de uma parte de um mapa, ou quando você passa para o próximo mapa.
Estas pedras preciosas são encontradas a esmo por aí, ás vezes em locais fáceis ou difíceis, ou em locais secretos. Use-as com sabedoria.
Itens: Daikatana é um jogo tipicamente "Item based"(baseado em busca por itens/powerups), assim como a maioria dos FPS mais bem sucedidos da época, como a série Quake e Unreal. Obviamente a busca por tais itens(armaduras ou powerups) dá vantagens ao jogador. No deathmatch do jogo entretanto, itens não são um fator de grande desequilíbrio entre jogadores, visto que o poder de fogo das armas são tão grandes que conseguem de fato quase anular os efeitos de qualquer item.
- Skill Boosts: Power green, Attack red, Speed yellow, Acro blue e Vitality purple
Itens powerups
São os corriqueiros powerups, comuns a todo jogo FPS. Eles são baseados nos powerups da série Quake.
Goldensoul:
Dá 100pts(pontos) a mais de vida ao jogador, igual ao Mega Health da série Quake, mas com um som de pickup(ato de pegar itens) mais suave e discreto. Possui um formato de coração, de cor rosada com adereços metálicos.
Mega Shield:
Garante até 400pts de armadura. É um escudo medieval triangular(ponta pra baixo) de cor cinza, com uma grande caveira metálica no meio dele.
Wraith Orb:
Quem pega este item ganha parcial invisibilidade. Tem forma de uma esfera azul com um adorno de uma caveira com chifres entrono da esfera. Dura 30 segundos, além de ser raro de encontrá-lo.
Mana Skull: Um item que dá invencibilidade ao jogador contra tudo, igual ao Pentragam of Protection do Quake e ao Invulnerability do Quake2. É um crânio metálico branco, com detalhes cinza. Dura 30 segundos.
Armaduras
Em Daikatana sempre haverá 2 tipos de armaduras, uma mais fraca e outra mais forte, em cada episódio diferente do jogo(exceto nas eras do japão do futuro e da era atual do jogo, em São Francisco, pois possuem os mesmos itens e armas).
Eras Japão Cyberpunk(2455 D.C) e Passado de São Francisco(2030 D.C):
- Chromatic Armor: Dá 100 pts de armadura, e absorve 50% dos danos de todas as armas, e especificamente contra a Ion Blaster, absorve 90% de seus tiros.
- Plasteel Armor: Dá 200 pts e absorve 75% dos danos de todas as armas. A Plasteel, junto com a Gold Armor da era da Grécia antiga, são as armaduras comuns mais fortes do jogo.
Ex.: Uma das "big armors" do Daikatana do 1º e último episódio do jogo, a Plasteel, considerada equivalente a "Red Armor" do QuakeLive.
Era Grécia antiga(1200 A.C):
- Silver Armor: Armadura grega cinza. Dá 200 pts e absorve 50% dos danos de qualquer arma.
- Gold Armor: Armadura grega dourada, com uma imagem de um leão no peito. Dá 200 pts e absorve 3/4 dos danos de todas as armas.
Era Medieval nórdica(560 D.C):
- Chain Mail: Encontrada na era medieval, dá 125 pts e absorve 1/3 de qualquer ataque. De cor dourada, com símbolo de uma pequena caveira no peito.
- Black Adamant: Dá 150 pts de armadura e absorve 50% dos danos de todas as armas.
Skill Power up
São a outra classe de powerups, que elevam o nível de sua skill(ou seja, "habilidade") até o máximo, por até 30 segundos. Ao pegá-los, o anunciador padrão do jogo diz in-game o nome da skill específica que foi afetada.
Na prática, são como as runas do Quake, ou as techs do mod de CTF do Quake2.
Existem 5 skill powerups:
- Power: aumenta o dano de todas as armas.
- Attack: Aumenta a taxa de tiro de todas as armas.
- Speed: Aumenta a velocidade do jogador ao andar, correr e agachar-se.
- Acro: Aumenta a altura(mais que o dobro) dos pulos do jogador. Tendo pontos nesta skill resulta em sons biônicos sendo tocados nos pulos, iguais aos sons do protagonista da clássica série de TV "O Homem de 6 Bilhões de Dólares", uma homenagem em forma de paródia.
- Vitality: Adiciona 50 pts a mais da sua capacidade máxima de vida, a cada ponto desta skill. Por ex.: Se vc já tinha 2 pts nesta skill e acabar pegando logo após uma Acro Powerup, então vc poderá ter até 200pts de vida quando for pegar mais pacotes de vida. Assim:
1 pt = 150
2 pts = 200
3 pts = 250
4 pts = 300
5 pts = 350
Episódios e Mapas
Existem 4 episódios que precisam ser seguidos de forma linear, onde cada um deles há muitos mapas em sequência(24 no total de todos os episódios). Os episódios são, na ordem: Kyoto, Japão(2455 D.C) / Grécia antiga(1200 A.C) / Medieval Norway(560 D.C) / São Francisco, EUA(2030 D.C).
Episódio 1 - Kyoto, Japão(2455 D.C)
Nota-se que o futuro é muito diferente, neste ambiente pantanoso e selvagem. A maioria das formas de vida baseadas em carbono se foram, como os dinossauros. Agora há réplicas robotizadas dos animais(sapos, javalis e moscas), então quando você matá-los, sobrará mais metais retorcidos e sucatas gerais, do que sangue e entranhas. Mas quem DIABOS se daria o trabalho de criar réplicas robotizadas de bichos já extintos?? Bem, deixa pra lá..
Os planos do idoso vilão QUASE funcionaram. Ao invés de apropriadamente fazer isto na fortaleza de Mishima pelo vagão de coletar ossos, você se encontra lá fora na chuva. Com a vida de Mikko em perigo, Hiro precisa se apressar!
Dados do episódio 1 do modo campanha:
- 7 mapas: Marsh, Sewer System, Solitary, Crematorium, Processing, Icelab e Vault.
- Armas: Disruptor Glove, Ion blaster, C4 Vizatergo, Shotcycler, Sidewinder e Shockwave.
- Armaduras: Chromatic e Plasteel.
- Itens especiais: Pacotes de vida, frutas e Hosportal(pads com imagem de "mãos verdes")
- Outros personagens desta era: Ragemaster(louco),
- 17 Inimigos: Roboskeet(moscas), Froginator(sapos), Protopod(ovo de moscas), Robocrox(crocodilos), Rockgate(metralhadora automática), Cambot(aviões), Thunderskeet(mosca-rainha), Sludge Minion(robôs grandes), Mishima Guard(soldados), Inmater(robozões), Lasergat(turrets), Venomvermin(ratos), Deathsphere(bola da morte), Cryotech(operários), Battle Boar(javalis), Brains(cérebros)
- Chefão: Psyclaw(cérebro gigante e guardião da espada Daikatana).
Daikatana Review(GameSpot) > http://www.gamespot.com/reviews/daikatana-review/1900-2580414/
Daikatana Review(Giant Bomb) > http://www.giantbomb.com/john-romeros-daikatana/3030-7747/
Cruel/Hilário review de Daikatana(Ruthless Review) > http://www.ruthlessreviews.com/22004/daikatana-review/
Site sobre conteúdos cortados/sem uso de jogos famosos(The Cutting Room Floor) > https://tcrf.net/Daikatana_(Windows)
Bom review(inglês): https://cloakedthargoid.wordpress.com/daikatana-quake2/2/
https://onegate.wordpress.com/2011/08/10/waiting-for-breakfast/
Atualizar pra versão 1.3(patch da comunidade)
O jogo originalmente foi atualizado até pra versão 1.2, e mesmo assim continuou cheio de bugs. Mas a comunidade européia fez um BELÍSSIMO TRABALHO em dar continuidade aos melhoramentos do jogo e fez um patch que atualiza pra versão 1.3, já que o Source code(Código fonte) do jogo foi liberado publicamente na época.
Siga passo a passo pra atualizar seu Daikatana pra nova versão 1.3, que resolve inúmeros bugs e permite que vc visualize os servidores online atualmente! INDISPENSÁVEL!!!
*** últimos patches até o momento(Dezembro/2017):
1) Patch v1.3 (pra Win32) - 10/Out/2017(DK_EXE_100217_SLIM.EXE) > https://bitbucket.org/daikatana13/daikatana/downloads/DK_EXE_100217_SLIM.EXE
- Patch v1.3 (só pra LINUX) - 24/Set/2017(Daikatana-Linux-2017-09-24.tar.bz2) > https://bitbucket.org/daikatana13/daikatana/downloads/Daikatana-Linux-2017-09-24.tar.bz2
2) Correção dos mapas originais - 18/Ago/2017(pak6.pak) > https://bitbucket.org/daikatana13/daikatana/downloads/pak6-2017-08-18.zip
3) Pacote de custom maps(pak9.pak) > http://dk.toastednet.org/Maps/pak9_032616.7z
4) Texturas HD(pak5.pak - Opcional) > http://dk.toastednet.org/DK13/pak5--32bit_textures.7z
ATENÇÃO: O arquivo DK_EXE_100217_SLIM.EXE(8,83mb) é o patch que atualiza pra versão 1.3, e o pak6.pak(pak6-2017-08-18.zip/34,2mb) contém mapas originais concertados/atualizados.
O pak5.pak(pak5--32bit-textures.7z/46mb) é sobre arquivos de "texturas HD".
Já o pak9.pak("dkcustom", pak9_032616/63,8mb) é um pacote de mapas criados pela comunidade(custom maps).
Conclusão
Não seja "maria vai com as outras" como a grande maioria do povão, se dê uma chance de TENTAR e ter a mente aberta. Ouví horroes deste jogo e resolví pegá-lo(fiz download do jogo FULL) só pra ver se era tão ruim, e achei IRADO(simples, mas criativo e divertido), e olha que SOU MUITO EXIGENTE com qualidade de jogabilidade e carisma de jogos FPS(sou chato mesmo, por ex: Warsow me deu nojo; Reflex é lixo-modinha e cópia sem graça do QuakeLive; Overwatch é uma versão moderna, melhor e GAY do Enemy Territory: Quake Wars, etc...).
Gostei tanto que não tive dúvidas: Comprei ele na Steam!
Mesmo sendo um jogo de mais de 15 anos atrás e muito abaixo das expectativas da época, ele ainda bate muitos FPS recentes. Eu aprovo ele(principalmente o multiplayer) e vou continuar a explorá-lo mais ainda!!
Daikatana pra comprar na Steam > http://store.steampowered.com/app/242980/?l=portuguese
Misc > http://www.mediafire.com/download/7a6sl7rmpsomtl8/Daikatana.rar
Misc2 > http://www.4shared.com/rar/Wq7TXy-9ce/Daikatana.html?
Links Úteis:
- Página oficial do DK v1.3(BitBucket.org) > https://bitbucket.org/daikatana13/daikatana
- Dicas pra jogar DKT(Wiki BitBucket.org) > https://bitbucket.org/daikatana13/daikatana/wiki/Tips
- Basics of DK for the first-time players by Dekonega(Steam) > http://steamcommunity.com/sharedfiles/filedetails/?id=282094762
- Grupo BRASILEIRO de Daikatana no Facebook(Daikatana BR) > https://www.facebook.com/groups/daikatanabr/
Vídeos:
Uma partida lá nas gringas(europa), onde eu TAVA JOGANDO TAMBÉM!! FFA nervoso, kkkk!
https://www.youtube.com/watch?v=JCDvyuRnhOQ
Preview do jogo em idos de 1999, da revista PC Gaming
https://www.youtube.com/watch?v=Yy8YThhaAxg
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