Por Lejionator
Tradicionalmente, a série Quake sempre teve expansões oficiais(chamadas d "Mission Packs", os pacotes d missões) lançadas após algum título principal. Foi assim no Q1, Q2 e até Q3. Só o Q4 não teve expansões. Até a série Doom teve suas expanões(Final Doom, com os wads TNT e Plutonia, pra Doom 2)!
As mission packs são um pacote d novos mapas, inimigos, armas e até um storyline diferenciado! Podemos dizer q são "continuações" oficiais dos jogos originais. E aqui vamos falar das mission packs pra Q2, q foram duas...
The Reckoning(xatrix):
A 1ª mission pack pra Q2, lançada no dia 31/Maio/1998 pela empresa Xatrix Entertainment(hj é Grey Matter), criadora d jogos como Kingpin: Life of Crime, Call of Duty: United Offensive, etc, teve boa receptividade e foi muito popular, creio q foi a mission pack mais popular para o modo deathmatch(devido quase q unicamente pela arma "trap"), embora NÃO SEJA o melhor deathmatch em comparação com a outra mission pack. Tem uma comunidade fiel até hj, nos EUA.
Xatrix tem MUITOS mapas novos, a maioria bons mapas d deathmatch. Mas teve pouca variedade d inimigos(a maioria só versões alteradas dos originais) e armas/itens. E teve um soundtrack decente, com músicas q mesclam com os do Q2 original e mais uns novos!
Como sabemos q no storyline do Q2 original, o planeta Stroggos foi destruído, junto com o líder Makron. Mas aqui os Stroggs tinham outro planeta dominado e o personagem desta história, o fuzileiro Joker(ou seja, vc!), vinha junto com sua equipe pra invadir uma cidade Strogg, mas ele foi derrubado antes e caiu nos pântanos do planeta e chegou bem depois da sua equipe(q foi destruída num contra-ataque). Então ele aproveitou esta "sorte" e foi fazendo seu próprio caminho, cuja missão é destruir a "Refinaria d Combustível", pra então ir no porto-espacial pra entrar no navio d carga, alcançar a "Base da Lua"(onde fica a base da Frota Aérea dos Stroggs) e destruir tudo!!
Links:
The Reckoning na Steam > http://steamcommunity.com/app/2330
Profile do jogo(Quake Wikia) > http://quake.wikia.com/wiki/Quake_II_Mission_Pack:_The_Reckoning
Review Completo, com fotos e tudo(Blue's News) > http://www.quake2.com/crash/reckoning/reckoning.htm
Ground Zero(rogue):
Já a 2ª mission pack do Q2 foi lançado dia 31/Agosto/1998, pela renomada empresa Rogue Entertainment(hj a Nerve Software), q criou vários jogos épicos como Strife: Quest for the Sigil, Q1 Dissolution of Eternity e Counter-Strike: Condition Zero, Doom3: Ressurection of Evil, etc. Muito bem aceito pelo público, foi a mission pack mais envolvente. Os servidores deste jogo foram mais focados em cooperative, mas a falta d mapas adequados pra poucos jogadores in-game foi o principal empecilho para o deathmatch do rogue não ter deslanchado tão rápido em comparação ao xatrix.
Foi muito criticado pelo nível d dificuldade muito complexo no single-player(realmente, é a mission pack mais difícil d todas, cheia d enigmas e armadilhas) e pelo design dos mapas deathmatch ruins, o q eu também concordo pois eles são muito complciados e grandes, só o rdm14(Rogue's Edge) salva! Mas é a mission pack q tem o MELHOR deathmatch(muito divertido), com power-ups e armas legais(como a Plasma Beam, a mais APELONA arma do Q2) e muita variedade!! E tem também o MELHOR soundtrack EVER!!! O q mais chamou a atenção também foi q a Inteligência Artificial dos Stroggs ficaram melhores, ele são mais agressivos, sabem usar o elevador, abrir portas e a pular d alturas, coisas q no Q2 original não faziam!
Na minha humilde opinião, o deathmatch do rogue é mais divertido e superior do q o próprio Q2 original!
O storyline é mais complexo, se passa em um outro planeta estranho dominado pelos Stroggs, onde a nova principal arma deles é a tal "Fonte d Gravidade"(Gravity Well). O personagem é Stepchild, um dos poucos sobreviventes da Frota da Terra d ataque, q foi aprisionada e destrúida na órbita acima do planeta. Agora ele(vc!) precisa ir até o local q fera a energia para a Fonte d Gravidade e destruir tudo, kkkk!!
Rogue tem muitos easter-eggs(segredos e coisas estranhas), onde p principal deles é a arma secreta Disruptor, q foi desativada pela prórpia iD Software por motivos q ainda desconheço. Mas na época foi descoberta pela comunidade e então o programador da empresa Rogue, Patrick Magruder, fez uma atualização "não-oficiais" desta mission pack só pra habilitá-la e acalmar os fãs, publicando no Blue's News e em seu extinto website(www.rogue-ent.com):
"Well, now that the source has been released, I guess that answers the questions people had about when our source code would be released. How about now?
Some enterprising folks might try changing a #define (hint .. KILL_DISRUPTOR, line 38) in g_local.h from 1 to 0. Who knows what new weapons might end up back in the game. (hint .. disruptor). You might even find a few on our deathmatch maps (rdm4, rdm5, rdm6, rmd7, rdm8, rdm9, rdm13 .. and maybe more).
Yes, the weapon is called weapon_disintegrator, and the ammo is ammo_disruptor.
If interest warrants it, we'll try to arrange for a precompiled DLL on our website." - Patrick Magruder
https://www.youtube.com/watch?v=gTRVVEGqlQI
The Hidden Rogue Disruptor(Blue's News)> http://www.bluesnews.com/archives/nov98-4.html
Links:
Ground Zero na Steam > https://steamcommunity.com/app/2340
Profile do jogo(Quake Wikia) > http://quake.wikia.com/wiki/Quake_II_Mission_Pack:_Ground_Zero
Antigo review da época(Blue's News) > http://www.bluesnews.com/a/26/quake-ii-ground-zero-mini-preview
GZ Config Help(Blue's News) > http://www.bluesnews.com/archives/sept98-3.html
Review & Críticas(Game Revolution) > http://www.gamerevolution.com/review/quake-2-mission-pack-2-ground-zero
Review bom(Old PC Gaming) > http://www.oldpcgaming.net/quake-ii-ground-zero-review/
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