Enemy Territory: Quake Wars - guia rápido (patches, gameplay, dicas...)

Por Lejionator

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Publicado pela iD Software e Activision, ETQW foi desenvoldido pela empresa Splash Damage, usando uma engine modificada do iD Tech 4(Quake 4) com a nova tecnologia de renderização de gráficos MegaTexture, e lançado comercialmente pelo mundo em caixas de DVD, no dia 28/Setembro/2007.


O jogo foi anunciado pela imprensa dia 16 de Maio de 2005, mas foi no QuakeCon 2006(6 de Agosto) que ele foi realmente apresentado para o público local, além de ter sido também apresentado no E3 do mesmo ano. Um beta foi aberto publicamente no site FilePlanet(só para os cadastrados pagos) em 20 de Junho de 2007. Foi dado algumas keys(senhas) deste beta por tempo limitado no QuakeCon 2007. O beta terminou em 25 de Setembro.

Um novo beta foi feito em 3 de Agosto, que apresentou um novo mapa chamado Valley(baseado no "Vale de Yosemite" do Canadá, e foi o mapa jogável no QuakeCon 2006) onde substituiu o único mapa do beta, o Sewer, além de várias mudanças no código do jogo.


iD Software e Splash Damage tem discontinuado o jogo definitivamente, sendo assim difícil de encontrar o jogo original por aí, mesmo em sites como Mercado Live ou Amazon.


[Jogabilidade]:

A regra básica de ETQW é simples, um time ATACA e o outro DEFENDE. Cada campo de batalha(mapa) é divido em 3 ou 4 missões, ou Objetivos Primários. Pra vencer o jogo, o time atacante precisa completar todos os objetivos primários antes do tempo acabar, com um timelimit definido(normalmente os servers online determinam 30min). Obviamente, o time defensor precisa impedí-los a tempo.


Objetivos Primários são identificados por um ícone de "diamante amarelo". Alguns objetivos primários requerem um dispositivo específico(device) ou ferramenta(tool) que é carregada especificamente por uma classe de jogador. Quando um objetivo é concluído, o time toma controle do território envolta deste objetivo, simbolizado por linhas de fronteiras verdes no chão do mapa.

Times podem implantar suporte de guerra ativos(criados pelas classes Engineer dos GDF, e Constructors dos Stroggs, e eles têm 4000hp de resistência, e os criados pelos Field Ops e Espiões do GDF, e Opressores e Infiltrados, dos Stroggs, que têm 3000hp), como um suporte de fogo(como antiveículos), "turrets"(armas automáticas colocadas no chão) e reforços(como radares) em qualquer território que isto controla. Uma vez que o time atacante ganha um território, isto não pode ser retomado pelo time inimigo.


[Comandos principais]: O jogo já tem seus principais comandos em teclas definidas por padrão, mas vc pode alterar pra qualquer outra tecla, se vc achar conveniente. As teclas mais importantes deste jogo(além de atirar em tudo o que se move, claro...) são:


Use/Cycle(tecla "F"): É um das principais ações do jogo, ele é semelhante ao comando muito usado no velho sucesso da iD Software Doom, onde vc abria portas, etc. Vc encosta em algum objeto, jogador machucado no chão(se vc for um médico, claro), qualquer coisa que exija o "Use"(ícone de uma mãozinha com indicador apontado), aperte e segure a tecla até conseguir terminar o tempo de uso dela.


Limbo Menu(tecla "L"): Faz com que vc entre na tela de seleção de classes de jogador, onde vc pode também selecionar o tipo de arma a usar, o ponto de spawn onde vc quer NASCER(por padrão, vc sempre irá nascer no mais longe e avançado ponto. Selecione qualquer "flagpole"/mastro de bandeira VERDE pra nascer/"to deploy" em algum pnto do mapa), o time que vc quer jogar e até ver seus próprios status.

Após verificar ou selecionar o que vc precisa, clique em "Deploy"(implantar), ou seja, significa ENTRAR no jogo!!


Enter Vehicle/Mount Weapon(tecla "G"): Serve pra entrar/sair de qualquer veículos, uma das coisas mais legais neste jogo. O ícone é uma seta central.


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[Classes de jogadores]: A maioria dos objetivos primários são concluídos por apenas certas classes, justamente por isto que ETQW é um jogo de teamplay! É fundamental todo time ter a maioria das classes existentes, dependendo do mapa. Saber usar cada classe do jeito certo é o básico da estratégia.


Soldier/Agressor: Típicos "linha de frente". Usam armas pesadas e bombas.

Engineer/Constructor: Defensores estratégicos, eles constróem turrets, consertam coisas e desarma bombas.

Medic/Technician: Recupera pontos de vida/revive parceiros de time.

Field Ops/Oppressor: Implantam sistemas de artilharia e mísseis, "pintam" um alvo na posição inimiga e chamam ataques aéreos.

Covert Ops/Infiltrator: São os "espiões" do jogo. Usam armas snipers(Railgun), Hackeiam coisas, usam equipamentos remotos, implantam radaress e roubam identidades.


[Modos de jogo]: Há algumas alterações nos modos de jogo, mas nada drástico, e elas são intuitivas nos nomes. Mas basicamente há 3 modos de jogo:


Objective: Partida de um único mapa. Raro de se ver em servidores públicos.

Campaign: Partida jogada em 3 mapas seguidos. É o modo mais comum de se ver em servidores "vanilla"(ou seja, original e sem mods).

Stopwatch: Os times se alternam entre atacar e se defender, e competir pra superar o tempo do outro(normalmente o timelimit é 20min). É o MAIS POPULAR em competições, principalmente em servidores sob o mod ProMod.


[Mapas]: Os mapas no ETQW são enormes, realmente!! Normalmente são grandes vales, indústrias ou montanhas, etc. São lindos de se ver e é preciso ter um computador com uma boa placa de vídeo e processador, pra desfrutar da beleza das texturas dos mapas originais.


Cada mapa tem objetivos primários diferentes, realizador por tipos de classes diferentes. Nem sempre todo mapa tem o mesmo tipo de equipe que ataca e que defende. Ex.: O mapa Area 22, o time que ataca é os Stroggs, as classes indispensáveis são os Agressors e Constructors, e os O.P(Objetivos Primários) são: 1- Agressors precisam destruir o Jamming Generator2- Constructors precisam montar um Mining Laser, e 3- Agressors precisam destruir o portal com seus plasma charges.

Já no mapa antigo mapa Sewerquem ataca são os GDF, classes indispensáveis são EngineersSoldiers e Covert Ops, e os O.P são: 1- Engineers precisam montar um EMP Generator2- Soldiers precisam destruir as entradas do norte ou sul com explosivos, e 3- Espiões precisam hackear os controles do esgoto.


O mapa mais antigo do jogo, Valley, o time atacante é o GDF, classes requeridas pra vencer são EngineersSoldiers e Convert Ops, os O.P são: 1- Engineers precisam construir uma ponte pra que o veículo MCP atravesse-a, 2- Qualquer um precisa dirigir o MCP para o centro do mapa,  3- Os espiões precisam hackear o gerador de escudos Strogg, e 4- O último alvo é o contaminador, Soldiers precisam destruí-lo com explosivos.


Mappool(ou "maplist", como queiram) com os mapas(oficiais e customs) mais populares pra bom teamplay, baseado nas diversas competições que já houveram pra ETQW ProMod, como os da época do extinto ClanBase, do ESL, e do lendário GG Tournament 2013, são:

Area 22IslandRefinerySalvageSewerVolcanoCanalComm LinkMaridiaMeltdownNight Raid(ATW3) e Steedium Mines.


(Mapa: Area 22)

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(Mapa: Sewer)

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(Mapa: Valley)

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[Servidores de ETQW pelo mundo]: Com o suporte anti-cheater PunkBuster, da empresa EvenBalance.com(a mesma que deu suporte para o Quake3 e Quake4) cancelado poucos anoss depois, é fundamental que novos servidores de ETQW tenham seus punkbusters(PB) desligados, pra que não impessam os jogadores de hoje em dia entrar em seus servidores, visto que é impossível conseguir por aí os antigos arquivos mais atualizados do PB.


GameTracker.com > https://www.gametracker.com/search/etqw/


>>> Atualizações Oficiais <<< :

Patch 1.4 para v1.5(ETQW-client-1.4-1.5-update.exe/101,39Mb) > http://www.filewatcher.com/m/ETQW-client-1.4-1.5-update.exe.106318664-0.html

Patch 1.5, o último oficial(ETQW-client-1.0-1.5-update.exe/528,85Mb) > http://www.filewatcher.com/m/ETQW-client-1.0-1.5-update.exe.554538416-0.html


[Mod populares]: Claro, alguns mods foram criados pela comunidade quando um jogo se torna popular, e ETQW foi realmente muito popular lá no exterior.


[ ProMod v1.0b ]:

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Outro mod específico pra jogos em modo de competição, é o MAIS POPULAR!! Atualmente omod está na sua versão 1.0c, que em breve irei encontrar e postar por aqui.


Algumas das características próprias deste mod:

- Tamanho das crosshairs editáveis

- Armas do time GDF são mais poderosas do que as do time dos Stroggs

- Limite de sniper/railgun pra 1 por time

- Danos na cabeça por facadas ou spikes(pregos) dá headshot

- Hyperblaster e GPMG são muito fortes agora

- Todas as classes tem a mesma quantia de pontos de vida, em ambos os times(médicos do GDF tem 120hp com 5 médicos em cada time, já os Stroggs têm 90hp)

- Limite de Heavy Vehicle pra 1 em cada time e seu spawntime foi aumentado

- Melhor hitsounds(especialmente headshots)

- Adicionado comandos pra escolher diretamente pontos de spawn com binds

- Novos comandos, como "lock teams"(pra trancar os times), "lock spectator"() e autorecord(grava demos e renomeia por nome dos mapas e hora do jogo)

- Ser "gibbed"(despdaçado) é quase impossível a longa distância, mesmo com armas explosivas/sniper. então é recomendável fazer as gibbing boxes um pouco maiores(wtf???)

- Quando vc for gibbed, a câmera muda automaticamente pra um parceiro

- Sistema de status, como: acurácia de armas, quantia de headshots, danos infringidos/recebidos e taxa de frags/mortes


Links:

Download do mod(etqwpro10b-Setup.zip> http://www.mediafire.com/file/gdjjzdfqmun/etqwpro10b-Setup.zip

- Link onde achei > http://forums.warchest.com/showthread.php/20206-QW-promod-and-Nirvana-custom-map

- Tópico do GG tourney(Forum War-Chest) > http://forums.warchest.com/showthread.php/35763-GG-Tournament-2013

- Último grande torneio(GG Tournament) > http://ggtournament2013.tourney.cc/pages/rules/


[Competition Mod]: É a versão primitiva do ProMod, então ambos se fundiram logo nas primeiros updates do ProMod.


Links:

Download do mod(ETQW-competition-1.0.zip/14,88Mb) > http://wolfenstein-city.4players.de/city_forum/dl_ext/?cat=50

- Download Link #2 > http://wolf.dev9.org/ET%20Quake%20Wars/Mods/

- Download Link #3 > http://kaszpir.hlds.pl/index.php?path=etqw%2Fmirror/

- Competition Mod - Guia(Wiki Splash Damage) > http://wiki.splashdamage.com/index.php/Enemy_Territory:_QUAKE_Wars_Competition_Mod_Guide


[Quake Wars Tactical Assault v0.35/QWTA v0.35]:

qwtalogo.jpg

Este mod simula, pelo q entendí, o q2 e q4, voltando a jogabilidade a ser similar... vamos ver.


Download do mod(qw-tactical_assault_v0-3-5.zip> http://wolf.dev9.org/ET%20Quake%20Wars/Mods/qw-tactical_assault_v0-3-5.zip


[Vídeos de partidas do jogo]:

Este vídeo aqui é ANIMAL! Fragmovie do jogador holandês Kordin, jogando o mod ProMod 1.0! 

https://www.youtube.com/watch?v=gIuJwdqOFgo


Outro vídeo legal!

https://www.youtube.com/watch?v=e6leg-2Let0


[ Links Úteis ]:

ETQW Guide(TweakGuides) > http://www.tweakguides.com/ETQW_1.html

ET:QW - Guia(Splash Damage) > http://www.splashdamage.com/content/enemy-territory-quake-wars

Wiki Splash Damage > http://wiki.splashdamage.com/index.php/Main_Page

Forum da comunidade mundial(War-Chest) > http://forums.warchest.com/forumdisplay.php/31-Enemy-Territory-QUAKE-Wars

ETQW Game Wiki(GiantBomb.com> http://www.giantbomb.com/enemy-territory-quake-wars/3030-18883/

Mattc0m's Binds, Cvars & Scripts > http://www.mattc0m.com/etqw/scripting.html

updates history > https://gamefront.online/files/listing/pub2/Enemy_Territory_Quake_Wars/Modifications/ETQW_Pro_Mod/

Guia legal do ETQW(GamePressure.com> http://guides.gamepressure.com/enemyterritoryquakewars/

Demo da E3 em 2006(ESReality) > http://www.esreality.com/post/1079060/et-quakewars-hd-e3-gameplay-video/

Tópico sobre o QCon 2006 com ETQW(Forum War-Chest> http://forums.warchest.com/showthread.php/13901-QuakeCon-2006-An-Inside-Look-at-Enemy-Territory-Quake-War

Outro tópico do QCon 2006(ESReality> http://www.esreality.net/post/1128318/re-quakecon-2006/

Config Template(ESReality> http://www.esreality.com/post/1406513/etqw-config-template/

Videos em HD pra ETQWPro(ESReality> http://www.esreality.com/post/2308397/some-watchable-hd-video-s/

Miscs > http://forums.warchest.com/showthread.php/30865-Falling-leaves-tournament

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